1.º Congresso Nacional da Economia Social 2017

1º Congresso Nacional da Economia Social 2017

publicado a: 07.08.2017; por: P.PORTO

1.º Congresso Nacional da Economia Social 2017

Em sequência de proposta aprovada pelo plenário do Conselho Nacional da Economia Social (CNES) está em curso a realização do 1.º Congresso Nacional da Economia Social, que decorre ao longo do ano de 2017, através de sessões temáticas, descentralizadas, e de uma sessão final, a realizar no mês de novembro.

Objetivos

a) Reforçar o sector da economia social no plano institucional, legal e organizacional promovendo o reforço do seu papel na economia e na sociedade portuguesa;

b) Promover, e aprofundar, um debate alargado em torno de temas nacionais e internacionais relevantes para a economia social portuguesa e para as entidades que a integram;

c) Formular, sob forma de declaração comum, um conjunto de recomendações que, no respeito da diversidade, contribuam para uma melhoria qualitativa da representatividade do sector da economia social perante os poderes públicos, a sociedade em geral e, em particular, as instâncias de concertação social.

Organização e Funcionamento

O congresso será organizado em sessões temáticas, a realizar no decurso do ano de 2017, uma por cada bimestre (janeiro/fevereiro, março/abril, maio/junho e setembro/outubro), de forma descentralizada, tendo lugar em Lisboa, Póvoa de Varzim, Mangualde e Évora. A Sessão Final será realizada em Lisboa, em plenário e sessões, no mês de novembro. As sessões temáticas, sem prejuízo de iniciativas próprias, promovidas pelas entidades que integram a Comissão Organizadora, serão organizadas tendo em consideração o diagnóstico e auscultação feitos junto das entidades de base da Economia Social.

Sessões Temáticas

a) Caracterização da Economia Social em Portugal: A Conta Satélite da Economia Social/2013 (17 de fevereiro). INE – Lisboa;

b) A Economia Social e o relacionamento com o Estado (18 de abril). AGROS – Póvoa de Varzim;

c) A Economia Social, os novos conceitos e modelos de organização e de governança (maio/junho) – Mangualde;

d) A Economia Social, intercooperação, sustentabilidade, desenvolvimento e criação de emprego (setembro/outubro) – Évora.

Sessão Final

A sessão final do Congresso realiza-se em novembro, em Lisboa.

Comissão Organizadora

• • Francisco Silva, Eng.º - Presidente (CONFAGRI)
  • • Ana Maria Lima, Dr.ª (CPF)
  • • Ana Maria Silva, Dr.ª (UMP – Mutualidades)